INSS Fale Conosco, Telefone, Email, SAC, Atendimento

Fale Conosco INSS

INSS é a abreviação para Instituto Nacional do Seguro Social. Este é um órgão que atua junto ao Ministério da Previdência Social e por seu intermédio são pagos aposentadorias e benefícios a contribuintes.

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Na prática o contribuinte (empresa e empregado) pagam mensalmente um valor ao INSS e esse pagamento garante que em uma eventual necessidade devido à doença ou acidente de trabalho seja assegurado seu direito a ser assistido pelos benefícios da Previdência Social. Outro benefício do contribuinte é o direito à aposentadoria por idade ou tempo de contribuição.

Os benefícios pagos pelo INSS são os seguintes:

  • Aposentadorias por morte, invalidez permanente, tempo de contribuição e idade
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Auxilio reclusão;
  • Reabilitação profissional;
  • Décimo terceiro salário.

De forma simplificada, o INSS trabalha como sendo um cofre que guarda todos os recursos financeiros da Previdência Social e administra os pedidos de benefícios desde seu agendamento até sua concessão ou possível reprovação aos seus usuários. Para consultas você pode usar o site do DATAPREV.

Para contribuir com o INSS não é necessário ser trabalhador formal, pois existe a possibilidade de contribuir mensalmente sendo autônomo ou trabalhador liberal. Para isso basta procurar uma agencia da Previdência Social ou Caixa Econômica.

SAC e Atendimento INSS

Os usuários do INSS são milhares de brasileiros e brasileiras que eventualmente precisam procurar os serviços do órgão e as dúvidas que surgem são diversas. Para colaborar com esses usuários, o órgão possui canais de atendimento que possibilitam o atendimento e o esclarecimento as várias questões que possam surgir.

O atendimento INSS é feito pela internet para a maioria dos casos como os seguintes:

  • Agendamento de perícia médica;
  • Novo pedido de benefício por incapacidade;
  • Solicitação de prorrogação do auxílio doença.

Essas solicitações podem ser feitas clicando aqui e ao entrar na página é preciso selecionar uma das opções desejadas e fornecer as informações que o site requere. Após finalizar o atendimento, a página disponibiliza um documento que pode ser salvo ou impresso contendo todas as informações resultantes da solicitação.

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Telefone INSS

Além dos canais de atendimento já mencionados, o usuário pode ainda fazer contato através do telefone INSS ligando para o número 135. Esse canal de atendimento está disponível das 7h às 22h de Segunda a Sábado.

O atendimento presencial é feito em todas as agências do INSS do país e o próprio solicitante escolhe a que for a mais perto de sua localização.

Reclamações INSS

Agora se o interesse é fazer uma reclamação formal o endereço eletrônico da ouvidoria pode ser acessado clicando neste link que te leva direto para a página do serviço e em seguida o item Cadastrar Manifestação precisa ser selecionado. Alguns dados sobre a reclamação serão solicitados e por fim neste mesmo site é possível acompanhar o andamentos dos processos até a sua inteira finalização.

Se o interesse é fazer uma reclamação pessoalmente para o SAC INSS, a Ouvidoria Geral fica localizada na Esplanada dos Ministérios, Setor F, Edifício anexo, 1º andar e o horário de atendimento é das 8h às 18 h de Segunda à Sexta-feira.

Outros Canais de Atendimento



4 Comentários em INSS Fale Conosco, Telefone, Email, SAC, Atendimento

  1. GLAUCI disse:

    BOM DIA,
    MEU PAI ESTA TENTANDO SE APOSENTAR COM APOSENTADORIA ESPECIAL PORÉM DONO DA EMPRESA SE RECUSA EM DAR LAUDO PPP.
    O QUE DEVEMOS FAZER.
    ELE NÃO QUE MANDAR MEU PAI EMBORA ,POIS ALEGA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES E NEM FORNECER PPP

  2. Dirceia Sanderson disse:

    Minha amiga Sirlei Nunes Antunes recebe 2 benefícios um como pensão e outro como aposentadoria. Ela faleceu em 19/08/2018 no Hospital de Tramandaí-RS. Caso algum familiar venha a retirar os benefícios dela, peço que bloqueiem os benefícios

  3. jose carlos rodrigues da silva disse:

    boa tarde após o falecimento da minha mãe em 23/06/2018 eu precisei sacar o beneficio dela e a pensão correspondente ao meu pai para o pagamento das dívidas e agora consta um débito no valor de 2.600 reais pra eu pagar,eu fui cuidador deles desde 1.994 e por este motivo não pude contribuir com a Previdência,Eu tenho 64 anos e agora moro sozinho e com muita dificuldade pra pagar o meu aluguel e as dívidas atuais e as pendentes da época em que a minha mãe estava com vida e eu não sei mais o que fazer uma vez que eu não tenho o direito de ficar com o beneficio deles mesmo sendo o cuidador.Por favor me oriente o que eu devo fazer.Grato

  4. Joélia Maria Patriota disse:

    Venho solicitar um comprovante de benefício para entrar com pedido de isenção de taxa de incêndio junto a FUNESBOM do RJ. Meu numero benefício

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