Como Fazer Reclamações na Internet
Dicas de Como Fazer uma Reclamação na Internet
Encontrar soluções para resolver problemas, principalmente referente a direitos do consumidor, já foi uma tarefa árdua. Hoje em dia, com as pessoas cada vez mais conectadas, há como fazer reclamações e denúncias pela internet, resolvendo os problemas com um clique.
Até pouco tempo, era necessário comparecer pessoalmente nas empresas, ou nos órgãos de proteção ao consumidor, a fim de realizar reclamações e resolver problemas simples.
Vamos conhecer alguns sites e ferramentas bastante úteis ao consumidor, os quais facilitam a interação com as empresas. Veja abaixo diversas formas de como fazer reclamações e denúncias pela internet.
Como Fazer Reclamações e Denúncias na Anatel
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar os serviços de telecomunicações no Brasil. Quando há qualquer tipo de problema com sua operadora, a Anatel que intermedia a resolução.
Para formalizar uma reclamação ou denúncia para a Anatel, o consumidor pode optar pelo site (acesse aqui) ou pelo app Anatel Consumidor. É necessário, como em órgãos do governo, realizar o login pelo serviço gov.br.
O cliente deve realizar uma reclamação quando acredita que a operadora está desrespeitando seus direitos. No caso da denúncia, quando há algum tipo de violação de leis ou regras.
Fazer Reclamações e Denúncias no Fala.BR
A plataforma Fala.BR foi criada pela CGU, Controladoria Geral da União, para aproximar o cidadão com o Poder Executivo Federal, a fim de permitir que todos possam realizar reclamações, denúncias e obter informações sobre qualquer órgão ou serviço público.
Através do portal Fala.BR (entre aqui), onde também é pedido o acesso pelo gov.br, o cidadão pode fazer denúncias de atos ilícitos contra a administração pública e realizar reclamações sobre qualquer tipo de serviço público.
Além dos serviços acima, o cidadão também tem acesso a uma área com elogios, solicitações de atendimentos, além de sugestões de melhorias e ideias de desburocratização do serviço público.
Como Fazer Reclamações no Procon
O Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é o órgão que realiza formalmente a defesa de todo consumidor lesado, podendo advertir e multar as empresas, de acordo com suas infrações.
A organização é de âmbito federal, porém, possui suas representações nos campos estadual e municipal. Dessa forma, não há uma centralização para o consumidor realizar uma reclamação ou denúncia.
Para formalizar alguma questão no Procon, a pessoa deve verificar como funciona o sistema em sua região, podendo ser de forma virtual ou presencial, de acordo com a disponibilização do serviço em sua cidade ou estado.
Como Fazer Reclamações no Consumidor.gov.br
O serviço foi criado em 2014, pela Senacon, Secretária Nacional do Consumidor, com o objetivo de estreitar e resolver, amigavelmente, problemas entre os consumidores e as empresas.
Para realizar reclamações e denúncias, a pessoa deve acessar o site do serviço (clique aqui) e se logar utilizando o gov.br. Depois, basta localizar a empresa e registrar a reclamação.
Depois de formalizada a reclamação ou denúncia, a empresa tem um prazo de 10 dias para responder. Já o cliente possui um prazo de 20 dias, após a resposta, para comentar a resposta e fazer a avaliação final, informando se seu problema foi resolvido ou não.
Como Fazer Reclamações no Proteste
Sendo uma associação sem fins lucrativos, a Proteste foi fundada há mais de 20 anos e é outra opção popular para a defesa dos direitos do consumidor.
Para realizar uma reclamação ou denúncia, o consumidor deve realizar um cadastro no site da Proteste (clique aqui), formalizar a solicitação e aguardar a resposta da empresa.
Além da plataforma de reclamações, a Proteste também oferece uma assinatura de associação, tendo acesso a conteúdos exclusivos e ajuda de especialistas no assunto.
Como Fazer Reclamações no Reclame Aqui
A maior plataforma de reclamações e denúncias da internet brasileira, o Reclame Aqui conta com mais de 500 mil empresas cadastradas, além de ser referência na questão de direitos do consumidor.
A formalização das reclamações e denúncias é realizada de forma simples, bastando apenas realizar um cadastro no site, localizar a empresa e redigir a reclamação.
As reclamações ficam expostas e a empresa possui direito de resposta, além do consumidor ter como replicar a consideração final do reclamado. Após finalizar, fica registrada a resolução da reclamação e as empresas são ranqueadas.
Mais Dicas de Como Fazer Reclamações pela Internet
Além de todos os sites e órgãos sugeridos para fazer reclamações e denúncias pela internet, o consumidor pode optar por outros meios, antes de formalizar sua reclamação.
O ideal é, a princípio, tentar contato através dos canais de atendimento da empresa, seja pelo site, e-mail, telefone ou, inclusive, de forma presencial na empresa, caso haja endereço físico.
Não conseguindo resolução de seu problema através desses meios, outra forma é entrar em contato através da ouvidoria da empresa, pois é a última instância direta para recorrer.
Não obtendo sucesso, o consumidor, no seu direito, pode procurar outras formas, amigáveis ou judiciais, para resolver suas questões.
Canais de Atendimento para Reclamações
FUJIOKA Fale Conosco, Telefone, Reclamações
Veja Fale Conosco, Telefone, Reclamações
Rentcars Fale Conosco – Telefone, Reclamações
AliExpress Fale Conosco, Telefone, Reclamações
MOTOROLA Fale Conosco, Telefone, Reclamações
Waze Fale Conosco, Telefone, Reclamações
Danone Fale Conosco, Telefone, Reclamações
SPTRANS Fale Conosco, Telefone, Reclamações
Eletronorte Fale Conosco, Telefone, Reclamações
APPLE Fale Conosco, Telefone, Reclamações
Quem nunca precisou entrar em contato com alguma empresa para tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação? O site Fale Conosco tem o intuito de trazer os principais canais de atendimento das empresas e mostrar as principais reclamações, para caso você também esteja passando pelo mesmo problema, poder fazer sua reclamação e solucionar o seu o problema com mais rapidez.
SE FEZ ALGUMA RECLAMAÇÃO COMPARTILHE:
A gestão da expresso nepomuceno cdl santa luzia nivaldo e diego são ruins nao sabem cnvs cm as pessoas so maltratam os surpevisores tambem nao sabem cnvs
Há vários meses venho tentando ao máximo chegar a um acordo com a RIACHUELO para resolver minha dívida relacionada ao empréstimo.
São 3 parcelas atrasadas, duas parcelas, já acordei e paguei a vista através de negociação diretamente com a Midway Financeira, e não tenho problema.
Ainda estou inadimplente com uma parcela que seria a na terceira e última do empréstimo. Mas para minha surpresa a RIACHUELO não aceita o pagamento e nem acordo, me informa que não devo nada, brincadeira.
A primeiramente essa situação é muito constrangedora, porque tenho um contrato com a RIACHUELO para essa dívida e sei que devo e quero negociar. Depois de inúmeras tentativas têm contato com o serás para tentar resolver o impasse,
Daí minha surpresa, descobri que uma empresa de cobrança (ACORDOCERTO) estava me cobrando essa dívida; e só posso falar com eles pelo site. Entrei em contato por várias vezes e as respostas se repetem, com valores pré-determinados impostos pela (ACORDOCERTO).
Após uma pesquisa descobrir que empresa atua no mercado fazer compra de dívidas de várias empresas do mercado e que tem várias reclamações de vários credores que fecharam acordos com eles, mas não tiveram sucesso na negociação e na limpeza de seus nomes.
Minha reclamação aqui é que só devo a RIACHUELO e a mesma se nega negociar comigo, para que eu possa ficar quites com esse contrato e divida em meu nome.
Solicito uma urgente providência do setor de cobrança da RIACHUELO em resolver esse em passe, estou sendo penalizado é prejudicado por esse procedimento.
Não posso está pedindo nada de difícil para uma empresa tão conceituada no mercado, afinal nós consumidores temos que nos blindar com qualquer negociação paralela e principalmente pela internet que todo dia aparece um novo golpe contra o cidadão e consumidor.
Aguardo uma solução plausível E mais prevê do departamento de cobrança e jurídico do Grupo RIACHUELO, porque estou sendo prejudicada com tal situação.
Origem da dívida
RIACHUELO: Tipo da dívida- Empréstimo Pessoal – Número de contrato (030011571413) Data da dívida 25/01/2020.
Aguardo uma solução o mais breve possível.
Rafaela
Estou chateado com o produto, pelo tempo que tenho e o tanto q uso não e possível ter quebrado já. Tenho visto tantas pessoas com o mesmo problema na internet. Vcs usaram sensor de temperatura porcaria? Minha maquina parou de sair gelada e com gás. O técnico veio aqui, para minha sorte esta em garantia ainda e disse q o sensor deu problema e a agua congelou no reservatório. Nada pode fazer hoje e tem que voltar em dois dias, sendo que quando agendei o atendimento ja poderiam ter dito para deixar a maquina fora da tomada não ???? Vou na confiança da Brastemp … me lasco e agora por 2 dias nem agua para beber eu tenho pq o seu produto usa peças de péssima qualidade. Inadmissível …em tão pouco tempo e com tão pouco uso (usamos mais como filtro do que outra coisa) ter dado defeito.
Time sem vergonha ! Respeita o Clube, e aprende a ter respeito com a torcida e com a camisa que veste, aprenderam a criar vergonha na cara e jogar, 10 dias de treino para nada! Chegar no dia do jogo e perder pro Fortaleza, time que quer ser campeão não tem que ficar dependendo de desfalques estão no clube é para jogar! Libertadores e a copa do BR é obrigação de ganhar ! Seus pipoqueiros
Moonton é uma empresa sem coração,me deixa com ódio e me deixa triste quando eu quero ter uma vitória em partida é uma coisa horrível porque eu nunca consigo NUNCA de vez em quando no caso,agora eu quero tentar processar a empresa,dessa vez sou eu que quero nerfar a Moonton e espero que nunca mais veja a derrota e muito menos VITÓRIA >:(
Moonton é uma empresa HORRÍVEL e espero que ela comece a falir FALIR
lula estou passando fome tenho doença mental e passo fome enquanto o sr e sua mulher ficar luxando e mentido eu estou passando fome nao tomo leite entao não tenho opçao de alimento náo posso trabalhar tenho transtorno mental e social agora mesmo estou com cólica de fome não tenho comida Deus diz que o salvo não mendiga o pão eu so como pão seco e suco com agua so isso passo fome e tomo remedios de cabeça tenho vergonha do brasil so de pensar eu choro no meio de todos e todas , fiz de tudo para sair desse brasil cubano e nada eu acho que minha depressao e fome falta de glicose no sangue peço que jesus volte logo porque nunca em toda minha vida tenho passado fome como des de 2002 quando ganhou a eleição agora minha cabeça dói de fome e minhas vistas estão escuras de tanta fome pior e que eu preciso de aponsentar tem paises que as pessoas não passam fome eu aqui no brasil tao cheio de comida passo fome pela má administraçao dos 14 anos do pt somados que vergonha fome e a pior coisa que um ser humano pode passar pior que tortura que jesus vem logo para me socorrer pois sou pobre e passo fome e incapaz de trabalhar